sexta-feira, 22 de maio de 2015

X Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Estávamos ainda no inicio do ano quando eu e os meus amigos Justino e Bruno nos inscrevemos na Meia-Maratona do Douro Vinhateiro. Depois de algumas evoluções nos meses que antecederam a corrida acabei por estabelecer a meta de baixar de 1h40min...
Sábado lá nos fazemos à estrada e podemos já perceber o calor que este fim de semana nos reserva... Essa expectativa confirma-se quando chegamos à Régua, no fim da tarde, para levantar os dorsais e podemos sentir ainda a essa hora um calor abrasador.
Fast-forward... e ai estamos nós a levantar bem cedinho no Domingo para tomar um bom pequeno almoço e apanhar o comboio para a partida. 8:30 na Régua e o calor já aperta... "parece que hoje isto vai ser puxado pensamos nós...". Chegados à partida (barragem de Bagaúste) e os rituais habituais: foto para registar o momento, alongamentos, últimos snacks para dar energia e lá deixo o Bruno e o Justino para me posicionar mais à frente na partida. Pode parecer repetitivo mas vale a pena dizê-lo mais umas vezes. A hora de inicio da prova aproxima-se sob um calor claramente excessivo para este tipo de esforço. Não tenho a certeza de quanto mediam os termómetros mas inserido no pelotão certamente pareciam mais de 30º... É dado o tiro de partida e felizmente consigo pôr o meu Garmin a funcionar... "com tanta humidade que ele tem não vou é conseguir ver nada durante a prova" penso eu.


Consigo impor um ritmo inicial que me parece adequado para o meu objectivo mas sempre sem certezas pois o meu Garmin estava tão embaciado que não via nada. Rapidamente estabilizo a minha respiração e ritmo e começo finalmente a tentar apreciar as magnificas paisagens que esta prova oferece tentando ao mesmo tempo manter a concentração no objectivo.
Ao contrário de outras corridas, nesta uso e bem todos os abastecimentos que vão surgindo. Esta era uma situação que já tinha planeado e aproveito-a ao máximo ingerindo pequenas quantidades de água e esvaziando o resto literalmente pela cabeça abaixo. Não pareceu passar muito tempo e já estava a dar a volta, aos 8km, para o percurso mais longo e mais duro de retorno à Régua. Por esta altura já estava a tomar o meu primeiro gel o que me permitiu manter um nível de energia aceitável nos quilómetros seguintes.
O momento chave para mim contudo surgiu cerca dos 15km de prova, altura em que começava a ingerir o meu segundo e último gel. É aqui que realmente começo a sentir o calor a afectar-me e começo a ter necessidade de correr à procura das poucas sombras que iam surgindo. Aqui começo a pensar pela primeira vez que talvez tenha sido uma loucura estabelecer um objectivo de 1h40min para esta prova. Lá me tento aguentar e começo a seguir no ritmo de um pequeno grupo, não é o ritmo que gostaria de ter neste momento da prova mas é o possível e assim, pelo menos, vou em companhia. Mantendo a concentração para seguir neste grupo os quilómetros passam mais rápido e não passa muito tempo até começar a ouvir foguetes e música da zona de meta. Finalmente vejo a ponte para entrar na Régua para terminar a prova. É este o momento que todos anseiam pois significa que o esforço está prestes a terminar. Neste ponto também o público desempenha um papel importantíssimo pois, para quem vai neste esforço, ouvir alguns incentivos fazem toda a diferença e dão-nos aquela força extra para acelerar um pouco no fim... e foi isso mesmo que fiz.

O último banho dado pela corporação de Bombeiros, já a menos de 1km do fim, também ajudou e muito. Ao entrar na meta percebi que não cumprira o objectivo da 1h40min e, no fim, acabei por terminar a prova em 1h40:57. Não foi o que originalmente queria mas não fiquei desanimado pois não falhei por muito e apesar de tudo continua a ser uma novo record pessoal na meia maratona.

No fim foi relaxar e refrescar o corpo e as ideias enquanto esperava pelos meus amigos. Foi uma experiência diferente e que no fim acaba por ser positiva. Contudo, não creio que volte a realizar esta prova. Pelo menos enquanto a mesma se continuar a realizar nesta data e a começar às 10h30. Creio que muitas pessoas que por lá passaram partilharão da mesma opinião que eu no que respeita a este pormenor da organização pois o mesmo implica que a maioria de nós acaba por estar a correr debaixo do sol do meio-dia. A hora de inicio e quiçá a data da realização da prova deviam claramente ser revistos para garantir as melhores condições aos participantes pois nas condições encontrada muitas pessoas sofreram indisposição com o calor tendo mesmo sido necessária intervenção médica. Já participei em meias maratonas com muito mais participantes e não me lembro de ouvir e ver passar tantas ambulâncias...

Actividade Strava
Site da Prova
Resultados Oficiais

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Hello World!

Como ainda hoje muitos me conhecem por um "geek" dos computadores e da engenharia não podia deixar de intitular o meu primeiro post neste blog com um "Hello World!".
Agora ao que interessa... Criei este blog para documentar e partilhar as minhas experiências desportivas. Nem sempre fui tão dedicado ao desporto como hoje, a realidade é que a minha juventude foi uma de sedentarismo e maus hábitos, i.e. era o miúdo gordinho lá do sitio :)



A minha vida começou a mudar quando os meus pais me inscreveram no ginásio de musculação lá do bairro... Sim nessa altura "Health Clubs" ainda eram coisa rara e pouco acessível. Aqui iniciei aquela que é a minha verdadeira paixão na actividade física: culturismo. Sei que a maioria das pessoas não entende mas existe qualquer coisa de incrível quando conseguimos estabelecer aquela ligação "mente-músculo". É neste momento que nos sentimos verdadeiramente em controlo sobre o nosso corpo e que percebemos a capacidade de o moldar tal como um escultor. Aqui nasceu a minha primeira paixão desportiva, que ainda hoje ocupa o primeiro lugar. Contudo, nem sempre fui bem sucedido nas ideias que tinha para moldar o meu corpo e como na maioria dos casos, o insucesso não estava necessariamente associado ao que fazia dentro do ginásio mas sim fora dele. Muitos atletas profissionais costumam dizer que 70% dos resultados se fazem fora do ginásio fazendo escolhas alimentares acertadas, dormindo bem, enfim levando o tipicamente apelidado "estilo de vida saudável" e apenas 30% durante os treinos. Pessoalmente posso comprovar esta informação pois foi aqui que comecei a desenvolver o meu segundo interesse na área do desporto: nutrição desportiva.



Como não poderia deixar de ser, também acabei por ser levado pela moda do "running" :) Tudo começou com brincadeiras com amigos em 2011. Essa brincadeira tornou-se também ela num vicio que irei documentando neste blog.